Brasil



Quarta-Feira, 16 de Abril de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Ensino Técnicos Área - Infra-estrutura Técnico em Edificações

Técnico em Edificações

Técnico em Edificações

 
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
 

1. APRESENTAÇÃO

A Construção Civil é um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais; portanto, de grande abrangência e diversificações em suas atividades, apresentando um grande crescimento, pois a formação de pessoal especializado será capaz de atender as necessidades e as exigências do mercado de trabalho nesta área, salvaguardando a integridade física e mental do trabalhador capaz de interagir em situações novas e em constante mutação. Constata-se, assim, a necessidade cada vez maior da formação de profissionais de nível técnico na área de Edificações, possibilitando o exercício de suas atividades, de acordo com as normas legais, para responder às exigências decorrentes das formas de gestão, de novas técnicas e tecnologias e da globalização nas relações econômicas, o que vêm transformando a sociedade. Necessidade, constatada através de consulta no setor produtivo, onde foram efetivados estudos da necessidade de mercado, para elaboração de um currículo sintonizado com o mundo produtivo em constante evolução tecnológica, e qualificação profissional que atenda as peculiaridades regionais e locais está ofertando o curso estruturado de acordo com a legislação da educação profissional e as orientações e as normas reguladoras que regem o referido curso. A habilitação em Edificações, apresentada neste plano, constitui um curso que concentra em seu interior os conhecimentos estruturais do setor de Edificações, desenvolvendo competências não apenas para a execução de obras já existente, como também competência para projetar e executar Projetos, Arquitetônicos, Elétricos, Hidro-Sanitários e Estruturais.
 

2. OBJETIVOS

O objetivo principal do curso é oferecer condições para que os alunos desenvolvam as competências gerais da área da construção civil, em decorrência do elevado déficit habitacional no Município de Altamira. Esta região apresenta grande necessidade de mão de obra especializada para o setor da construção civil, que tem apresentado grande participação no mercado com a construção e reforma de residências unifamiliares.
 

3. PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em Edificações poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, escritórios de projetos da área de construção civil e em Canteiros de obras. Atua no desenvolvimento e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
 

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

Módulo I
Disciplinas
Carga Horária
Topografia
80
Tópicos de Informática e Cad
80
Tópicos de Cartografia e GPS
40
Tópicos de Mecânica dos Solos
40
Desenho Técnico
60
Resistência dos Materiais
60
Organização e Normas do Trabalho
20
Gestão da Qualidade
20
TOTAL
400
Módulo II
Disciplinas
Carga Horária
Instalações Hidráulicas e Sanitárias
80
Materiais de Construção
60
Desenho de Arquitetura
80
Levantamento Top. Plani-altimétrico
60
Tecnologia de Obras e Infraestrutura
80
Estabilidade das Construções
60
TOTAL
400
Módulo III
Disciplinas
Carga Horária
Instal. Elétricas e Comunicações
80
Segurança e Higiene do Trabalho
20
Planejamento e Custo de Obra
80
Tópicos de Fundação
40
Tecnol. Obras Supraestrutura e Acabamento
80
Tecnologia de Concreto e Argamassa
40
Estrutura e Desenho de Estrutura
60
TOTAL
400
O Curso está composto de um total de 1440 horas.
Estágio Supervisionado de 240 horas

 

 

 
Menu - CSS
Acesso à Informação
Resoluções CONSUP