Entrega de Protetores Faciais para serem utilizados pelos profissionais de saúde de Altamira

• Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 16h19
  • Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 15h40
  • Acessos: 1952

Nos dias 9 e 10 de junho o Instituto Federal do Pará - Campus Altamira realizou a entrega de protetores faciais para serem utilizados pelos profissionais de saúde de Altamira.
Foram entregues 200 protetores faciais, distribuídos na Unidade de Pronto Atendimento -UPA, Hospital Geral de Altamira - HGA, Distrito Sanitário Especial Indígena - Dsei, Hospital Regional Público da Transamazonica - HRPT e Unidade de Referência da Brasília.
Do modelo Face Shield, os protetores estão sendo produzidos no IFPA Campus Tucurui pelo professor de informática do Campus Altamira Dericks Karlay, em um projeto desenvolvido em parceira com a Universidade Federal do Pará, campus Universitário de Tucurui. O projeto soma a marca de quase 1400 protetores faciais entregues.
A solicitação para destinação de um lote de fabricação dos protetores para o município de Altamira foi realizado pelo Departamento de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFPA Campus Altamira após a observação da crescente contaminação dos profissionais de saúde no município.
De acordo com a professora Larici Rocha, coordenadora do departamento, “o IFPA está cumprindo o seu papel social, na produção de materiais para utilização no combate ao Covid-19 no que diz respeito à utilização de tecnologias, como a impressora 3D que está sendo utilizada para a fabricação dos protetores”.
A entrega das máscaras foi realizada em Altamira pela enfermeira do Campus, Karina Rodrigues, juntamente com a profa Larici Rocha, com o apoio do colaborador Tonny Bezerra.
As doações do projeto podem ser acompanhadas pelo aplicativo “Tucuruí - Face Shield” disponível para Android.

Autora: Larici Keli Rocha Moreira