Seminário Regional de Políticas de Educação Escolar Indígena

• Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h29
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 16h38
  • Acessos: 2010

Entre os dias 18 e 22 de novembro de 2019, no hotel Dallas em Altamira-PA, foi realizado o Seminário Regional de Políticas de Educação Escolar Indígena – Dialogando e Construindo Documentos Curriculares Municipais no Médio Xingu. Este Seminário foi organizado pelas SEMEDs de Altamira, Senador José Porfirio e Vitória do Xingu, em conjunto com a 10ª Unidade Regional de Educação – URE/Seduc – PA.

O evento teve como objetivo a elaboração de documentos curriculares municipais para fortalecer os processos da educação escolar indígena no Médio Xingu, reunindo representantes dos povos indígenas e das instituições afetas à educação escolar indígena para construírem, de maneira participativa e conjunta, as diretrizes da modalidade.

Nosso Campus foi representado pela professora Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias, Maria Mineiro. A docente, em seu discurso, mencionou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Altamira está de portas abertas para o diálogo, haja vista as demandas apresentadas pelos povos indígenas, tais como cursos de formação continuada e licenciatura nessa modalidade de ensino.

Vale ressaltar que 08 etnias são atendidas pela Secretaria Municipal de Educação de Altamira. Dessa forma, os professores sentiram a necessidade de fomentar os processos da educação escolar indígena no médio Xingu. Por isso, decidiram criar um documento referencial, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a fim de facilitar o ensino e aprendizado das crianças. Portanto, esse evento é um marco na região devido o reconhecimento desta modalidade de ensino no documento curricular municipal.

Por: Maria Ap. Mineiro