1º Dia de Arte Moderna

• Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 09h24
  • Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 10h56

Na última sexta-feira, dia 10 de dezembro de 2021, os alunos das turmas de 3º ano do Ensino Médio Integrado em Edificações e Informática do Instituto Federal do Pará, Campus Altamira, juntamente com a professora de Língua Portuguesa III, Maria Mineiro, realizaram o 1º Dia de Arte Moderna no Teatro Municipal Jarbas Passarinho. Esse evento, inspirado na Semana de Arte Moderna, realizado no Teatro Municipal Jarbas Passarinho, contou com exposições de pinturas, declamação de poemas, apresentação musical e peças teatrais previamente elaboradas pelos discentes a fim de recriar o espírito modernista de 1922. Artistas referências do modernismo como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Mário de Andrade tiveram obras reproduzidas pelos estudantes. Durante a programação cultural, os alunos também realizaram sorteios e distribuíram poemas escritos por eles.

No início do evento, a diretora Rosângela Emerique saudou a todos os presentes e agradeceu à Secretaria Municipal de Cultura de Altamira (SECULT) pelo espaço cedido para este dia. Em seguida, a professora Maria Mineiro falou sobre a importância desse dia e convidou a todos para apreciarem as pinturas e decorações feitas pelos alunos. Além disso, agradeceu o empenho dos alunos e servidores em prol dessa ação. Em seguida, as vinte e três atrações foram apresentadas pelas alunas Ana Luíza, Larissa, do EMI Informática e Ádria Pâmela e Tamires, do EMI Edificações.

Nalbert Henrique, estudante do 3º ano do curso de Edificações, disse que “A Semana de Arte Moderna foi um marco histórico e cultural para o Brasil, uma vez que rompeu com o perfeccionismo da arte europeia. Isso porque as obras extrapolaram o limite da aparência e simetria. Além do mais, abriu um universo de possibilidades aos artistas, em que o único limitador era sua própria imaginação. Portanto, o Dia de Arte Moderna, não apenas homenageou esse acontecimento, mas também, expôs as origens da arte como conhecemos hoje; eternizando, na história do IFPA, Campus Altamira, as obras ímpares criadas nesse período.”

A Semana de Arte Moderna foi um evento realizado por artistas e intelectuais no Teatro Municipal de São Paulo entre 13 e 17 de fevereiro de 1922. O objetivo era romper com o academicismo, valorizar a cultura popular e introduzir no Brasil os movimentos político-artísticos surgidos na Europa após a Primeira Guerra Mundial. Foi liderado por escritores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia e Graça Aranha, artistas plásticos como Di Cavalcanti e Anita Malfatti, e músicos como Villa-Lobos e Guiomar Novaes. Seus resultados se estenderam a outras áreas, como a arquitetura e o cinema, e às décadas seguintes, tornando o evento um marco na história cultural brasileira.

Por fim, o objetivo dessa ação foi proporcionar a culminância da disciplina de Língua Portuguesa III, que por sua vez, tinha o Modernismo como conteúdo do quarto bimestre. A ideia inicial era a presentar autores das três fases do modernismo que contribuíram para uma expressão artística nacional e inovadora. Ao encerrar o evento, o resultado dos trabalhos desenvolvidos e os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, ao longo dos últimos meses, foram compartilhados para toda a comunidade. Por outro lado, ao fim do evento, em clima de despedida, a diretora geral do campus Altamira, Rosângela Emerique, homenageou o trabalho do docente Jhonatan Lima. O professor de matemática, que terá o campus Paragominas como novo local de trabalho, fez um discurso emocionante, citando o quanto a instituição contribuiu para sua formação social e profissional.

Para mais informações, confira a programação do dia, bem como o panfleto disponibilizado no dia do evento.

Fotos: