Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II IF Sem Muros: Mostra de pesquisa e inovação do Xingu, Tapajós e Baixo Amazonas promoveu a pesquisa dos Campi Altamira, Itaituba, Óbidos e Santarém nos dias 14 e 15 de dezembro

  • Publicado: Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 09h05
  • Última atualização em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 09h05
  • Acessos: 974

Com o tema “Transversalidade e educação científica na era digital: redescobrindo Paulo Freire”, o II IF Sem Muros aconteceu, de forma remota, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2021, levando, para a comunidade acadêmica das regiões Xingu, Tapajós e Baixo Amazonas, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.

A programação inicial contou com uma mesa de abertura, composta pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFPA, Dra. Ana Paula Palheta Santana, pelos Diretores Gerais (ou seus representantes) dos quatro Campi parceiros do evento (Profa. Me. Adriana Oliveira – Campus Altamira, Prof. Me. Raimundo Figueira – Campus Itaituba; Prof. Me. Rangel Silva – Campus Óbidos; e o Prof. Dr. Damião Meira Filho – Campus Santarém), e o representante da Comissão Organizadora, Prof. Dr. Leonardo Villar.  Após a abertura, iniciou-se uma roda de conversa, versando sobre o tema do evento, entre os Professores Doutores Breno Alencar (Campus Belém), Isaac Jerez (Campus Altamira), e a Professora Mestra Dayse Rodrigues (Campus Santarém).

Além disso, sete minicursos de diversas áreas foram distribuídos nestes dois dias, tendo como ministrantes professores dos Campi Altamira, Itaituba e Santarém, além do discente Francisco Costa da Silva (Campus Santarém), que abordou sobre a importância dos movimentos estudantis dentro do processo acadêmico.

A tarde da quarta-feira (segundo e último dia do evento) foi destinada às apresentações dos 31 resumos aprovados em seis grupos de trabalho, sendo eles: Linguística, Letras e Artes; Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Ciências Exatas e da Terra; e Ciências da Saúde. E às 18h, a palestra de encerramento contou com a ilustre presença do Professor Dr. Raimundo Sousa (UFPA Campus Altamira).

Dessa forma, a segunda edição do IF Sem Muros apresentou-se como um pontapé para a consolidação deste evento na promoção da pesquisa e da inovação das regiões Xingu, Tapajós e Baixo Amazonas. Mais uma vez, as expectativas foram superadas, com a expressiva participação dos servidores e discentes em toda a programação, mesmo em meio às inúmeras atividades de final de semestre, nas instituições. Esperamos que a terceira edição, no ano de 2022, possa acontecer já de forma presencial e obter o mesmo sucesso destes primeiros dois anos.

  

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->