Página inicial > Últimas Notícias > Setembro Amarelo – IFPA Altamira

Setembro Amarelo – IFPA Altamira

• Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 11h51
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 12h02

Foi realizado durante o mês de Setembro nos dias 18, 19 e 27 pelo setor de Saúde em conjunto ao NAPNE, ações alusivas ao mês da valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Para a abertura do evento foi realizado um CINE PAPO, onde os alunos do ensino médio integrado assistiram ao filme “Uma Longa Queda”, refletindo antes das rodas de conversa sobre o assunto. Distribuímos em conjunto fitas amarelas e balinhas de mel para adoçarmos a vida.

O auditório do IFPA Altamira foi decorado de amarelo e com os laços característicos da campanha para que se tornasse intimista para as rodas que foram realizadas por turmas em horários distintos. A palestrante convidada foi a Psicóloga que atua no Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi) municipal Kamyla Mayara Oliveira de Oliveira.

Para os servidores também foi realizada uma programação especial dedicada a eles em outro momento e com uma temática diferenciada ministrada pela Psicóloga do Ministério Público Shirley Goés.

Como práticas integrativas realizamos atividades como o painel “O que te motiva a viver” que teve um ótimo feed back com os discentes, como também a “Árvore da Vida” utilizada para que os alunos colhessem folhas motivacionais e deixassem mensagens aos próximos participantes. Mais uma atividade realizada foi o “Varal das lembranças” onde servidores puderam sentir a importância de sua vida, por meios de cartas de familiares e amigos direcionadas ao tema e aos laços vividos.

Ações estas que tem por objetivo chamar a atenção para a prevenção ao suicídio, e, principalmente que pessoas (alunos ou servidores) em situação de risco procurem ajuda. A prevenção ao suicídio não acontece de forma isolada, mas com a cooperação e participação de todos!

Por: Karina K. R. da S. Amaral