Nível Superior

Curso: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Carga Horária: 2.284 horas

Perfil profissional de conclusão: o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de analisar e/ou processar informações, ter um pensamento crítico e ser capaz de alavancar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania. Possuir uma formação humanística permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, uma formação de negócios, permitindo uma visão dinâmica organizacional e estimulando o trabalho em grupo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação, analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.
Campo de atuação: Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; Empresas de Tecnologia; Empresas em Geral (indústria, comércio e serviços); Organizações não-governamentais; Órgãos públicos; Institutos e Centros de Pesquisa; Institutos de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Regime Letivo: O IFPA Campus Altamira implantou o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema no ano de 2018. O curso é ofertado na modalidade presencial em regime semestral, ofertando anualmente 1 turma com 30 (trinta) vagas em turnos alternados, ou seja, no 1º semestre letivo de 2018 o curso foi ofertado no turno noturno, no 1º semestre letivo de 2019 a oferta foi no turno vespertino, em 2020 no turno noturno, em 2021 no turno vespertino e assim sucessivamente até 2023, conforme previsão no PDI 2019 – 2023, com carga horária total de 2.284 horas, onde o tempo mínimo de integralização é de 6 (seis) semestres ou 3 (três) anos e tempo máximo de 9 (nove) semestres, ou 4,5 anos, conforme orienta os parágrafos 3º e 4º do Art. 209 do Regulamento Didático-Pedagógico do Ensino no IFPA. Alunos provenientes de Processo Seletivo Especial (vestibulinho, transferência interna ou externa) ou alunos transferidos ex-officio podem eventualmente integralizar em menor tempo caso tenham disciplinas que possam ser aproveitadas no curso até o limite de 50% (cinquenta por cento) da carga horária da matriz curricular.
Requisitos e Forma de Ingresso: O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como requisito mínimo candidatos egressos do Ensino Médio. A forma de acesso para ingresso no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPA Campus Altamira acontecerá conforme o quantitativo de vagas determinados pelo Plano de Desenvolvimento do Campus (PDC) mediante:
I. Realização de Processo Seletivo classificatório, por meio de edital próprio, para candidatos egressos do ensino médio ou superior; e/ou
II. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecido pelo Ministério da Educação.

Plano Pedagógico do Curso 2018: Download

Plano Pedagógico do Curso 2019: Download

Coordenador: Daniel de Oliveira Ferraz
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.