Página inicial > Publicações > Alunos do Curso Técnico em Eventos executaram parte prática da disciplina Projeto Integrador

• Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 18h00
  • Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 18h09
imagem sem descrição.

Nos dias 09, 11 e 12 de abril de 2019 os alunos do Curso Técnico em Eventos do IFPA Campus Altamira, executaram a parte prática da disciplina Projeto Integrador. Os projetos assumiram caráter interdisciplinar envolvendo as disciplinas Recreação e Lazer, ministrada pela Prof.ª Esp. Larici Rocha, e Elaboração de Projetos em Eventos e Eventos Sustentáveis, ministrada pela Prof.ª Esp. Rafaely Sabbá.

As ações dos Projetos Integradores foram planejadas e articuladas desde o início do semestre entre os alunos e as professoras orientadoras para o desenvolvimento das competências do curso.

Os alunos tiveram que planejar e executar um evento que fosse considerado sustentável, ou seja, que não utilizasse nada que não fosse reutilizável ou reciclável. Cada equipe organizou um evento baseado em diferentes temas: Meio Ambiente, Educação e Saúde relacionado ao lazer e a recreação.

A equipe do tema “Meio Ambiente”, promoveu o evento “Escola Limpa”, que teve como público alvo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da escola Professora Raimunda Rodrigues de Mota, localizado no bairro Bonanza. Os alunos desenvolveram com as crianças diversas atividades lúdicas e recreativas para levar até eles a sensibilização de algumas práticas de Educação Ambiental, explicando os 3R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A programação contou com apresentação de vídeos mostrando as diferentes cores das lixeiras e para que tipo de lixo serve cada uma, produção de mosaicos, mostras de brinquedos que podem ser confeccionados com itens que iriam para o lixo. Participou do evento a equipe do PROERD da Polícia Militar do Estado do Pará. Ao final do evento os alunos receberam de brinde garrafas de água reutilizáveis e a escola recebeu uma lixeira feita com vasilhames reutilizáveis doados pela empresa Refrigerantes Paraense, além de materiais diversos feitos a partir da reutilização de material reciclável.

A equipe que abordou o tema “Educação”, promoveu um evento com o título: “Educa Mais”. O evento, que aconteceu no dia 11 de abril, teve em sua programação uma roda de conversa sobre saúde sexual e saúde reprodutiva na adolescência, que contou com a presença da enfermeira do IFPA Campus Altamira, Karina Rodrigues. O evento foi direcionado aos alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Informática e em Edificações, que participaram também, de uma gincana educativa, com perguntas e respostas sobre os conteúdos abordados em sala de aula e conhecimentos gerais, além de jogos e brincadeiras. O evento teve como objetivo promover a integração e a socialização por meio de atividades de educação, lazer e recreação.

Já no dia 12 de abril o Projeto Integrador tratou sobre a temática da saúde, com palestras educativas e roda de conversa sobre o tema “A Importância da Atividade Física no Combate a Depressão”, em que profissionais das áreas da Psicologia e Educação Física, palestraram e debateram o assunto com o público alvo principal, os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, servidores e colaboradores do Campus. O evento contou com a participação da psicóloga Shirley Machado Gois, do professor de Educação Física da Corpus Academia, prof. Esp. Laerth Alencar, e do professor de Educação Física e dançarino professor Denis da Silva Souza, que demonstraram ao público presente quais exercícios poderiam ser feitos com aparelhos reutilizáveis, como pesos feitos com garrafa pet, produzidos pelos alunos organizadores do evento. O evento teve como objetivo, conscientizar o público quanto à importância do lazer e da atividade física como combate a depressão.

Fonte: Rafaely Sabbá e Larici Rocha – Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer

ASCOM - IFPA Altamira