Página inicial > Publicações > Discentes do IFPA Campus Altamira participam das Olimpíadas de Matemática

Discentes do IFPA Campus Altamira participam das Olimpíadas de Matemática

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 15h02
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 08h42
  • Acessos: 1943
imagem sem descrição.

No dia 13 de setembro de 2018, o IFPA Campus Altamira participou da 2ª fase da 14ª Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2018, o Professor Willi Jansen Ferreira (Titular da Disciplina de Filosofia) destaca que esta ação foi uma iniciativa do Professor Aldimar Rodrigues (Titular da disciplina de Química) e que pediu a sua colaboração neste projeto, e espera que assim que o Campus tiver um professor de matemática titular efetivado possa inscrever o IFPA Altamira novamente, pois esse resultado é apenas o primeiro passo para quando a matemática estiver presente o campus possa ter uma participação mais ampla e mais efetiva.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional da Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem entre seus objetivos: Estimular e promover o estudo da Matemática e Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas entre outros.

O Público-alvo da OBMEP é composto de discentes do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada. Entre os quais os discentes do IFPA Campus Altamira com destaque especial para aqueles que participaram da 2ª fase: Gabriel Gripp, Sayri Fabiana e Vitória Sousa, todos discentes do Ensino Médio Integrado em Informática.

Para Gabriel Gripp foi uma experiência importante e que pode apoiar no seu futuro profissional. A discente Vitória Sousa ressalta que poderia ter conseguido uma medalha caso tivesse apoio de um professor da área. Na mesma linha de raciocínio a discente Sayri Fabiana reafirma que foi uma boa experiência e que precisa do auxílio do professor de matemática para ir mais longe e que passou para a segunda fase da olimpíada com a experiência que já tinham da disciplina.

Parabéns à todos os envolvidos, discentes, docentes e demais servidores que contribuem para uma educação de qualidade!