Página inicial > Publicações > Alunos Iniciam a Produção de Coleção Entomológica no IFPA - Altamira

Alunos Iniciam a Produção de Coleção Entomológica no IFPA - Altamira

• Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 18h27
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 17h33

Com o intuito de deixar as aulas de biologia dinâmicas e práticas, a professora de biologia, Laísa Maria de Resende Castro, propôs as turmas do 2o ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Edificações e Informática a produzirem caixas entomológicas.

A docente explica que entomologia é o ramo da biologia que estuda os insetos e sua relação com o meio. E as caixas entomológicas são coleções de insetos das mais diversas ordens que tem por objetivo conhecer morfologicamente os insetos, e aprender a classifica-los.

Na atividade os alunos deveriam construir caixas com insetos variados {(besouros (Ordem Coleoptera), grilos (Ordem Hymenoptera), moscas (Orderm Hemiptera) e caixas com mariposas (Ordem Lepdoptera)} e apresenta-los a turma. Os alunos foram responsáveis pela captura e por todo o procedimento de montagem das caixas.

“Foi muito gratificante organizar os bichinhos na caixa e pesquisar sobre cada um, as aulas práticas me fazem aprender bem mais.” Relata a aluna do 2o ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações, Lorena Uchôa. Os alunos do 2o ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, relataram que aprenderam a diferenciar borboleta de mariposa, facilitando a aprendizagem. Nágila Sena representante dessa turma, relata que “Foi um trabalho muito realizador onde eu pude absorver conhecimentos e entender melhor a fisiologia e morfologia dos insetos. ”

Entusiasmados com a atividade, as alunas Mell Cristina e Wandrya Miranda encontraram um inseto um tanto diferente, conhecido como Jequitiranabóia (Fulgora lanternaria L.), pertencente a Orderm Hemiptera, parente das cigarras e moscas (Foto abaixo), e fizeram uma caixa entomológica que foi doada ao Laboratório Multidisciplinar para ser utilizado nas próximas aulas de biologia.

Quando encontramos a jequitiranaboia, já dava para imaginar o quanto a professora ia pulsar por ver a gente tão empenhadas, e curiosas com tudo que tem a ver com a biologia” relata a aluna Wandrya Miranda, do 2o ano Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações.

Citando Rubem Alves, “ a Curiosidade é uma coceira nas ideias”, e nas aulas de biologia a curiosidade é um dos principais elementos construtores do conhecimento, afirma a professora.

As caixas entomológicas estão no laboratório multidisciplinar do IFPA campus Altamira e serão utilizadas como recursos didáticos nas aulas de biologia.