Página inicial > Publicações > Quintas Empoderadas do NEABI

Quintas Empoderadas do NEABI

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h58
  • Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 15h24

O evento intitulado “Quintas Empoderadas do NEABI” que acontece na última quinta-feira de cada mês no Instituto Federal do Pará, Campus Altamira. Trás para discussão o Tema - “Vista a Minha Pele: identidade, racismo e resistência” com essa temática temos o objetivo de trazer para dentro de nossa instituição de ensino a necessidade de se explorar a problemática da cultura africana, analisar, denunciar preconceitos, o racismo, estimular a ética e o respeito à diversidade cultural.

Os desafios que o Brasil tem no campo educacional, são manifestados diariamente nos interiores de nossas escolas e institutos. No início do século XXI as escolas, certamente, possuem um papel relevante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Faz parte de sua missão formativa despertar o senso crítico de seus alunos, dando-lhes condições concretas para o exercício pleno de sua cidadania, num mundo globalizado, do cyber espaço virtual, plural e em constante transformação.

Segundo Munanga (2004) o racismo contemporaneamente não é mais fundado na concepção biológica, e sim nas diferenças culturais, podemos então compreender que o termo sofreu alteração, não sendo mais somente empregado para pessoas pela cor, mas também para as diferenças culturais.

Todavia, graças à atuação de diversos movimentos sociais engajados, as políticas públicas de inclusão social e as ações afirmativas, surgem esperanças de reversão dessa realidade desigual e perversa, que exclui e discrimina os afrodescendentes. Nessa linha, muito contribuem a lei 10.639/03 que tornaram obrigatório nas escolas o ensino da cultura e da história do negro e dos povos indígenas na sociedade brasileira. Trazer essa temática para dentro dos estabelecimentos de ensino é, com certeza, tarefa primordial e urgente, sendo assim eis a proposta apresentada pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígena – NEABI do IFPA campus Altamira.

Atenciosamente!

Profº Dr. José Luiz Franco

Presidente do NEABI – IFPA Campus Altamira.