Página inicial > Publicações > Classificados na Olimpíada Nacional de Ciências 2020

Classificados na Olimpíada Nacional de Ciências 2020

• Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 00h38
  • Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 01h17

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é a maior olimpíada de ciências do Brasil. O IFPA Campus Altamira aceitou o desafio e participou da 1ª fase da ONC - 2020, a primeira prova foi aplicada em ambiente virtual Web devido a pandemia, com duração de 02 horas ininterruptas, nos dias  06 e 07 de agosto de 2020, em horário, local e dispositivo a critério do competidor. A prova da 1ª fase da ONC 2020 foi composta de 20 questões de múltipla escolha, das seguintes matérias: Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A nota de corte desta primeira fase local foi de 11 acertos (+ de 50% da prova).

A competição local foi promovida e coordenada pelo Clube de Ciências Gaspar Viana, tendo 32 participantes no total, dentre alunos ativos das 06 turmas de Ensino Médio Integrado do IFPA em 2020, ao final tivemos 10 classificados para a 2ª fase (~33%).

segunda fase está agendada para ocorrer em 12/09.

Devido a pandemia, o calendário e a forma de aplicação de prova pode ser alterados antecipadamente. Os estudantes classificados na primeira fase são:

Alunos do 1º ano EMI:
ANNY GABRIELLY DE LEMOS CASTRO
LEANDRO DE FREITAS CAVALCANTE
LUDMILLA VITORIA DE OLIVEIRA MENDES
RAYSSA SCHUELTER SANTOS

Alunos do 2º ano EMI:
BRENDA SILVA NASCIMENTO
KEZIA FERREIRA CÂNDIDO
NALBERT HENRIQUE LUCAS RAMOS
VICTOR ALVES SILVA

Alunos do 3º ano EMI:
CAMILA VICTÓRIA DO CARMO GOMES
KAIO FONTENELES DOS SANTOS

Todos os estudantes que realizaram a prova da receberão certificados de participação pela organização nacional da ONC. Os estudantes que porventura vençam a competição a nível estadual e nacional poderão receber menção honrosa e ser premiados com medalhas de bronze, prata ou ouro.
O IFPA é uma das poucas escolas de Altamira a participar da ONC e representa a município na fase estadual.

"Nosso Campus conquistou o primeiro lugar em toda a região da Transamazônica e Xingu, em número de classificados (10). Além do IF, somente um colégio particular de elite (03) da cidade e duas escolas públicas, uma EF (05) e outra de EM (09) na vizinha Vitória do Xingu  conseguiram se classificar, pelo que pesquisei. Atribuo o nosso bom desempenho à influência, efeito e resultado das atividades de estímulo e incentivo intelectual do Clube de Ciências Gaspar Viana, do IFPA.  Um dos objetivos de nossa organização é preparar e empoderar nossos alunos para serem protagonistas acadêmicos e jovens cientistas, bem como competidores em olimpíadas de conhecimento, representantes de Altamira. Os alunos classificados em olimpíadas no IFPA são majoritariamente membros ativos dos nossos clubes e também obtém um ótimo rendimento em atividades acadêmicas. A maioria dos participantes desta ONC não tiveram os recursos e condições ideiais de estudo preparatório e realização da prova em casa nesta pandemia, e mesmo assim 1/3 dos inscritos acertaram mais da metade de prova. Todos estão de parabéns pelo esforço. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar as suas dificuldades, e apoiá-los a conquistar as premiações e reconhecimentos nas próximas fases.", diz o servidor técnico Maurício Medeiros, atual coordenador do Clube de Ciências, de Astronomia e da ONC no Campus.

A comunidade acadêmica Ifpaense local está satisfeita com nossos competidores olímpicos que se destacaram na 1ª fase e torcendo para o sucesso na fase estadual.

Autor: Maurício Medeiros