Página inicial > Publicações > NOTA DE ESCLARECIMENTO

• Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 18h38
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 19h05

O Instituto Federal do Pará (IFPA) declara que está ciente da manifestação feita pela discente do campus Altamira nas redes sociais e está buscando compreender a situação e tomar as providências que lhe cabem. Após certificar-se de que a aluna se encontra com a família e que já recebeu atendimento psicológico, o Instituto vem a público para se pronunciar a respeito do caso, por entender que, antes de tudo, é importante garantir que todos os envolvidos estejam seguros.

No intuito de assegurar a integridade de seus estudantes e servidores e minimizar os danos causados pelo linchamento virtual que os envolvidos estão sofrendo, o IFPA reforça que somente as partes citadas podem falar sobre o âmbito pessoal de suas vidas, não cabendo ao Instituto, servidores ou seus estudantes comentários oficiais sobre a ocorrência em questão e, quem o fizer, não estará correspondendo ao posicionamento oficial.

O IFPA reitera que preza pela vida e acolhe os alunos que procuram ajuda.  Independente da situação, o Instituto está sempre atento e confirma que, até o momento, não há nenhuma acusação formal contra qualquer professor do quadro de servidores do Campus.

Reforçamos que não cabe ao IFPA fazer julgamentos em situações de conflito, nem definir e punir culpados, ou desempenhar qualquer outra tarefa concernente à esfera do judiciário. Reafirmamos, portanto, o compromisso do Instituto, em seus 111 anos, com a educação pública, gratuita e de qualidade, promovida através do Ensino, Pesquisa e Extensão para alunos de todo o estado, através dos 18 campi espalhados pelo território paraense, formando profissionais cidadãos de nível Técnico, Superior e de Pós-Graduação.

Ciente da importância da saúde emocional de servidores, alunos e terceirizados, o IFPA oferta, em cada campus, um espaço para acolhimento psicológico virtual, onde os psicólogos da instituição estão prontos para atender e ajudar qualquer aluno que procure por auxílio. Para ter acesso ao serviço, basta enviar um e-mail conforme a unidade do IFPA que a equipe entrará em contato para atender. Os endereços podem ser encontrados no link: https://ifpa.edu.br/component/content/article?id=1226.

O IFPA está disposto a ouvir e acolher qualquer aluno ou servidor que se sinta de alguma forma prejudicado, a fim de procurar a melhor solução para garantir o bem-estar de todos os envolvidos. Caso haja a necessidade de fazer alguma denúncia, a comunidade pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou site https://ouvidorias.ifpa.edu.br/.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, estudantes, familiares ou servidores podem mandar seu questionamento pelas redes sociais oficiais do IFPA e pelo telefone: (91) 99351-6801.

ASCOM IFPA