Página inicial > Publicações > SEMED Altamira X IFPA Campus Altamira: Implementação do PROEJA FIC no município

SEMED Altamira X IFPA Campus Altamira: Implementação do PROEJA FIC no município

• Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 12h38
  • Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 14h17

Nesta tarde do dia 25 de março de 2021, reuniram-se o IFPA Campus Altamira e a Coordenação da Educação de jovens e adultos da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) de Altamira para apresentação do programa Educação de Jovens e Adultos e a  Formação Inicial e Continuada pelo Instituto e a implementação  do Programa na rede municipal de Ensino ainda este semestre.

A Diretora de Ensino do IFPA, Professora “MSc.” Adriana Lins, responsável pelo Programa em Altamira, apresentou o ofício nº 06/2019 – Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) desde a origem da demanda e enfatizou que se tem recursos financeiros disponíveis para divulgação, propaganda e compras de materiais necessários aos cursos. Além do mais, disse ter aceitado a proposta do PROEJA FIC por conta da grande demanda de certificação do  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que chega para o Campus Altamira e muitos dos que conseguem a certificação tem déficit na escrita e na leitura e interpretação de texto.

A Diretora Geral do Campus do IFPA, Rosângela Emerique, informou que para a oferta dos cursos se faz necessário a assinatura do Termo de Cooperação Técnica pelo Gestor Municipal, documento essencial para aprovação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

O Programa do PROEJA FIC visa o desenvolvimento de ações que fortaleçam a Política de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, em articulação com os municípios e é uma proposta da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Tecnológica (SETEC) do MEC. Para consolidação, os municípios interessados, ofertam o Ensino Fundamental e o Instituto Federal o curso de qualificação profissional, seguindo o estabelecido no art. 3º do Decreto nº 5.840/2006.

Com a oferta do PROEJA FIC, o público alvo dessa modalidade de Ensino só tem a ganhar  pois “favorece a qualificação, a requalificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores nos mais variados níveis de escolaridade e de formação. Centra-se em ações pedagógicas, de natureza teórico-prática, planejadas para atender a demandas socioeducacionais de formação e de qualificação profissional” (PPC PROEJA FIC de Operador de supermercados).

Os Cursos do PROEJA FIC apresentados a SEMED de Altamira são: Operador de Supermercados; Mestre de Obras e Montador e Reparador de Computador.

A Professora “MSc.” Joselma Fernandes, Professora responsável pela Educação de Jovens e Adultos do município e a Pedagoga Danielly Merêncio, técnica da SEMED passaram a compreender melhor o que é o Programa PROEJA FIC.  A Professora Joselma disse que ficou feliz pela proposta e por ver o brilho no olhar da Professora Adriana quando se falava em PROEJA. Como docente da EJA há muitos anos, tem um compromisso com esse público e que irá levar ao Secretário de Educação, Sr. Maxcinei o direcionamento e as necessidades para que se implemente a parceria do IFPA Campus Altamira e da Secretaria de Educação e Desporto de Altamira.

A Pedagoga Danielly Merêncio falou da necessidade de uma melhor oferta de Educação para esse público de Jovens e Adultos e que a partir de agora levará a apresentação e o direcionamento dessa oferta a equipe gestora da SEMED.

Estiveram presentes na reunião a Diretora Geral do IFPA, Rosângela Emerique; a Diretora de Ensino, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação: Profª Adriana Lins; o Chefe do Departamento de Ensino e Políticas Educacionais: Bruno Francisco; a responsável pela  EJA/SEMED, Profª Joselma Fernandes e a Técnica da SEMED, Danielly Merêncio.