Página inicial > Publicações > IFPA Campus Altamira participa de reunião com a Coordenação de Turismo de Altamira

• Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 12h53
  • Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 12h53

O IFPA Campus Altamira em atendimento a solicitação da Coordenação de Turismo de Altamira, reuniu de forma on line no dia 30 de março de 2021 para uma primeira reunião onde se fizeram presentes a Diretora Geral do Campus, Rosângela Emerique, o Coordenador do Eixo de Turismo Hospitalidade  e Lazer, Prof. Dr. Cleber Augusto Trindade Castro e a Coordenadora de Turismo de Altamira, a “MSc.”  Alessandra Lima Moura.

O Objetivo da reunião foi a proposição de um acordo de cooperação técnica para que ambas as instituições possam ser parceiras e atender as demandas das instituições. Trabalhar capacitação juntos, sensibilizar o público alvo para participar das capacitações e que o IFPA possa auxiliar no planejamento do Turismo de Altamira. A Coordenadora Alessandra fala da importância de se oficializar essa parceria com o IFPA, uma vez que se tem no Campus o Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

A Diretora Geral, Rosângela Emerique expôs que já foi solicitado através do Ofício de nº 09/2021 no mês de fevereiro, uma audiência para formalização do Termo de Cooperação Técnica com o gestor municipal. O IFPA tem demandas na Educação e demandas de Estágio e Egressos. O termo é uma necessidade para que o IFPA possa ofertar cursos, participar de atividades e colaborar com ações que venham assistir as Secretarias do Município. É uma parceria onde todos ganham, o que se quer é apoio de infraestrutura, de recebimento dos estagiários das áreas de Informática, Infraestrutura, Gestão e Negócios, Ambiente, Saúde e Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer, e parceria na implementação de Cursos que podem atender a comunidade altamirense. A Preocupação está em que o processo de assinatura de Termo de Cooperação é muito demorado e temos prazos para as ações que precisam ser implementadas junto a Prefeitura Municipal de Altamira. O IFPA tem muito a contribuir com o município.

A Sr.ª Alessandra disse que vai levar essa demanda para o Secretário de Meio Ambiente pois a Coordenação de Turismo pertence a esta secretaria para que se possa agendar um momento com o prefeito. A Coordenação de Turismo precisa fazer um inventário e o plano de turismo de Altamira para que se possa ter um diagnóstico real do turismo no município.

O Prof. Dr. Cleber enfatizou que enquanto IFPA, o Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer está disponível a ajudar. Relembrou que o ano passado os professores da área do Turismo participaram de um seminário realizado pela SETUR, foram três dias e se discutiu a regionalização do Turismo, foi onde se aproximaram desta Coordenação.

O Prof. Dr. Cleber também relatou que no ano passado foi solicitado a Coordenação de Turismo a entrada do IFPA no Conselho, disse não ter tido acesso ao regimento interno e falou da importância de a Instituição ter uma cadeira permanente no conselho para participar das reuniões frequentemente, saber do que está sendo discutido e do que se pode ajudar, disse que os professores tem muito interesse na parte das pesquisas e dos estudos. O corpo docente do Campus está muito qualificado. Como se tem a demanda do plano municipal e da demanda do inventário, disse que o inventário requer muito aluno e o bom é que se pode envolver não só o eixo de turismo, mas também o de Informática, pois pode-se pensar em um sistema que fosse mais fácil de atualizar do que o sistema do Ministério de Turismo, poderia-se criar um sistema pensado pelos alunos e professores do IFPA para quando se terminar o inventário, facilitar a atualização.

A Coordenadora de Turismo, Sr.ª Alessandra, achou interessante a proposta. E quanto ao Conselho ainda vai se verificar com a Técnica que trabalha diretamente com o conselho, quando haverá eleição, falou também de uma das condicionantes da Norte Energia, a criação do Centro de Formações Turísticas Regional e que os outros municípios não quiseram fazer em conjunto, então Altamira recebeu o espaço que fica na orla. As tratativas estão paralisadas por conta da pandemia, mas vai ser mais um local que irá funcionar o dia todo para recepção ao turista e que vai necessitar muito de estagiários e de alunos de Letras, que saibam língua estrangeira.

A reunião foi muito produtiva e o IFPA Campus Altamira, fica na expectativa de uma próxima reunião cujo objetivo seja para tratar da formalização junto ao prefeito municipal da assinatura do Termo de Cooperação Técnica.