Página inicial > Publicações > IFPA Campus Altamira promove consulta pública para contribuições na elaboração de sua política de ações afirmativas

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 20h57
  • Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 20h57
imagem sem descrição.

Comissão de políticas de ações afirmativas próprias do ifpa campus altamira promove consulta pública para contribuições na elaboração de sua política de ações afirmativas.

A Consulta Pública ocorreu no dia 12/04 às 09:00 horas no Campus Altamira, e contou com a presença de membro da Sociedade Civil, Alunos e Servidores do Campus. Foram apresentadas as oitos Ações Afirmativas para oito Públicos Específicos para os cursos do Ensino Médio Integrado, e as duas Ações Afirmativas para dois Públicos Específicos para o curso de Graduação, que haviam sido escolhidos previamente pela Comunidade Acadêmica do Campus. Após discussão, todas as oito Ações Afirmativas foram aprovadas, e foi decido a criação de uma única Política de Ações Afirmativas para ambos os cursos de Ensino Médio Integrado e de Graduação, sendo os seguintes Públicos Específicos:

• Indígena
  • Quilombola
  • Estudante proveniente de núcleo familiar de assentamento rural.
  • Estudante proveniente de núcleo familiar cuja atividade laboral principal provenha da agricultura familiar.
  • Estudante proveniente de núcleo familiar cuja atividade laboral principal provenha da pesca.
  • Estudante proveniente de núcleo familiar que reside em Unidade de Conservação Estadual ou Federal.
  • Estudante proveniente de núcleo familiar de refugiados.
  • Estudante com deficiência, independente de ter estudado em escola pública ou privada.

Após o término da Consulta Pública, a Comissão de Política de Ações Afirmativas decidiu por retirar o Público Específico “Estudante proveniente de núcleo familiar de refugiados”, já que o IFPA já conta com uma política específica (Resolução n° 001/2018-CONSUP) para atender este público para o ingresso em seus cursos. Assim, ficando sete Ações Afirmativas para sete Públicos Específicos. Para cada Público Específico será destinado 01 vaga, e o candidato ou candidata a vaga deve residir nos munícipios de abrangência do Campus Altamira, que são 10: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

A Comissão irá construir o documento com as Ações Afirmativas e irá submeter a aprovação do Conselho Diretor do IFPA, para legitimar a reserva de vagas em seus cursos.