Página inicial > Publicações > IFPA campus Altamira se reúne com secretarias municipais de educação dos municípios de Medicilândia e Uruará

• Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 17h52
  • Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 13h32

No dia 29 de março de 2023, o IFPA campus Altamira participou de reuniões com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Medicilândia e Uruará para tratar de assuntos relacionados a oferta de cursos nos municípios.

No município de Medicilândia, conhecido como a “capital do cacau”, por ser responsável pela maior produção de amêndoa do fruto no país, a reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do Secretário Municipal, Sr. Marcelo Borges, da Diretora de Ensino do município, Sra. Alcione Silva, da Chefe de Depto. De Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFPA, profa. Larici Rocha.

Na oportunidade, foi dialogado sobre os cursos que o IFPA oferta e a necessidade de as instituições firmarem um Acordo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho para que as ofertas aconteçam, além da necessidade de levantamento de demandas de capacitação do município junto à comunidade local. Uma reunião com a presença do Prefeito Municipal será agendada para apresentação da equipe do campus Altamira e as possibilidades de ações de ensino, pesquisa, pós-graduação e inovação que poderão ser realizadas a partir da parceria firmada.

Já no município de Uruará, localizado a cerca de 280 km de distância de Altamira, sede do IFPA na região, a reunião contou com a participação, além da servidora do campus, da Secretária Municipal de Educação, sra. Silvana Batista Vieira, e do Prefeito Municipal, sr. Gilson Brandão.

Com o município de Uruará, o IFPA campus Altamira possui Acordo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho em fase de aprovação e a reunião acertou detalhes para a oferta do curso de Pós-graduação lato sensu em Metodologia de Ensino na Educação Básica, aprovado por meio do Programa Forma Pará e vias de lançamento do processo seletivo. Além disso, foram levantadas novas demandas de capacitação profissional para serem ofertadas.

Durante as visitas aos municípios, a equipe contou com a presença do servidor da Universidade Federal do Pará – campus Universitário de Altamira, sr. Robson Luiz. Durante as reuniões também foram tratados assuntos relacionados ao projeto da Feira Integrada Itinerante, ação conjunta entre o IFPA, UFPA e Universidade do Estado do Pará, campus IX Altamira, que tem como objetivo divulgar as ofertas de cursos das instituições aos municípios da região.