Página inicial > Publicações > IFPA: Festival de jazz deve animar Altamira

• Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 17h05
  • Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 17h16

IFPA: Festival de jazz deve animar Altamira

Com o objetivo de incluir a cidade de Altamira no cenário musical e do jazz no Estado do Pará, para fortalecer a economia criativa local, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Altamira promoverá, nos dias 26 e 27 de maio, o II Festival Arapujazz aprovado pelo Edital 04/2022 do Proextensão da Pró-reitoria de Extensão. O evento ocorrerá na orla da cidade, na praça Glauco Meireles, no período de 18h30 à 23h.

O nome do projeto faz alusão à ilha de Arapujá que é banhada pelas águas do rio Xingu localizada próximo à cidade de Altamira. O festival é uma das ações promovidas pelo Projeto Arapujazz que busca a valorização da música instrumental e música popular paraense, promovendo um intercâmbio cultural. A programação desta edição do evento inclui além das atrações musicais, apresentações de grupos de dança, exposição de arte indígena e de artistas visuais. Para melhor atender ao público que for prestigiar o festival, terá barracas de alimentação.

No projeto do II Festival Arapujazz, o coordenador do NAC do IFPA campus Altamira, Leandro Machado Ferreira, que é líder do grupo de pesquisa “Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Artísticas na Amazônia”, explica que há poucos festivais de jazz no Pará. Destacou o Marabá Jazz, festival que teve sua primeira edição em 2022, e o Tapajazz em Santarém. “Um festival na região do médio Xingu seria significativamente relevante, visto que, a região está distante dos grandes centros culturais do estado e do Brasil, dessa forma possibilitará à comunidade da transxingu presenciar o gênero jazz de forma gratuita com acessibilidade e segurança”, justifica.

Confira as atrações:

- Apresentação de dança (alunos do IFPA)

- Apresentação de percussão do projeto de ensino Tambores da Amazônia

- Fabrício Bastos

- Grupo Arapujazz

Durante os intervalos terá recitais de poemas

- Apresentação de dança (alunos do IFPA)

- Apresentação de percussão do projeto de ensino Tambores da Amazônia

- Guitarrista George Paez

- Grupo Xingu Jazz

- Dancarino Ariel Balieiro (Belém)

- Guitarrista Delcley Machado (Belém)