Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Sustentabilidade

Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 11h56 | Última atualização em Quarta, 24 de Agosto de 2022, 15h40 | Acessos: 1710
imagem sem descrição.

COMISSÃO LOCAL DO MEIO AMBIENTE CAMPUS ALTAMIRA

Sobre a  Comissão

A Comissão Local do Meio Ambiente do campus Altamira surge em 2017, instituída pela Resolução N° 173/2017-CONSUP DE 25 DE ABRIL DE 2017 que aprova a Política Institucional de Meio Ambiente (PIMA) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Desde então esta Comissão trabalha em prol da sustentabilidade do campus Altamira.

A Comissão deverá coordenar as ações necessárias para o acompanhamento da Política de Meio Ambiente. Além de coordenar as ações necessárias ao cumprimento da Agenda Ambiental da Administração Pública.

Dessa forma, a Comissão tem como objetivo consolidar, aprimorar e sistematizar as boas práticas de sustentabilidade no IFPA campus Altamira. Além de fornecer diretrizes para novas ações sustentáveis. Fazem parte desta comissão servidores, técnicos e docentes, do quadro permanente do IFPA campus Altamira.

A Comissão desenvolve ações, programas e projetos voltados para a comunidade interna do Campus Altamira através de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além de estimular e participar dos eventos de caráter ambiental organizado pelo campus.

Para maiores informações envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resultado das Ações:

A Comissão Local do Meio Ambiente do campus Altamira a partir de 2018 (Portaria n 38/2018/GAB/Altamira) iniciou a campanha Adote seu copo, ação pertencente ao programa “Por um campus mais sustentável”.  Durante dois anos foram realizadas atividades de sensibilização e retirada dos copos descartáveis dos setores do campus Altamira.

No retorno das atividades presenciais, observou-se a inexistência de gastos públicos com copos descartáveis no campus. Assim, a Comissão Local do Meio Ambiente do IFPA campus Altamira alcançou 100% da meta do indicador de Sustentabilidade RS4.6 - Índice de Redução de consumo de copos descartáveis.

A Comissão continua com as ações de sensibilização nesse indicador de Sustentabilidade, visando a erradicação dos copos descartáveis do Campus.

Membros

  1. Laísa Maria de Resende Castro - docente- Presidente
  2. Maria Ivanilse Sousa Paiva - técnica - Presidente Substituta
  3. Willi Jansen ferreira – docente
  4. Hugo Amancio Sales Silva – docente
  5. Rafaely Moreira Sabba Neiva - docente
  6. Marta Mary Medeiros Lougon - técnica
  7. Edna Alves Uchôa – técnica

Documentos:

Portaria da comissão 061/2022

PIAA e PLS Campus Altamira


Agenda Ambiental:

Agenda Ambiental - 2022


PAM:

PAM 2022


Relatório de desempenho anual:

Relatório de desempenho anual – 2020

Relatório de desempenho anual – 2021


Certificado dos eventos:

Certificado meio ambiente

Certificado semana do meio ambiente 2019


Notícias

https://www.altamira.ifpa.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/584-ifpa-por-um-campus-mais-sustentavel-evento-em-alusao-ao-dia-mundial-do-meio-ambiente

https://www.altamira.ifpa.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/334-alunos-do-curso-tecnico-em-eventos-executaram-parte-pratica-da-disciplina-projeto-integrador

https://www.altamira.ifpa.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/325-concurso-para-criacao-de-logomarca-para-o-dia-mundial-do-meio-ambiente

https://www.altamira.ifpa.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/324-chamada-interna-da-comissao-local-de-meio-ambiente

https://www.altamira.ifpa.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/316-campanha-adote-seu-copo

https://www.youtube.com/watch?v=tIqWT4wPaIg

Fim do conteúdo da página
-->